Menu
Cães / Lifestyle / Pet

Praias que permitem cães em Portugal | Lista e localização no Google Maps

Está na altura de, mantendo as distâncias de segurança, aproveitar o bom tempo e levar o seu patudo à praia. Para isso, necessita de saber quais as praias para cães ou que permitem cães e nós estamos aqui para ajudar.  Saiba também quais as regras que deve seguir nas praias aqui.

(última atualização: 14/09/2020)

Tem 2 tipos de praias que o seu patudo pode visitar:

  1. Praias que permitem cães / Praias pet friendly

  2. Praias que permitem cães (praias não concessionadas)

Também pode consultar um mapa das praias que permitem cães aqui:

Praias próprias para cães / Praias pet friendly

Na maioria das praias concessionadas não é permitida a presença de cães durante a época balnear. Destacamos aqui as 5 praias concessionadas onde pode ir a banhos com o seu amigo de 4 patas:

Praia dos Pescadores (Praia Velha), Paço de Arcos

A Praia dos Pescadores, também conhecida por Praia Velha, situa-se em Paço de Arcos, no concelho de Oeiras. Permite a permanência de animais de estimação a partir do passado dia 27 de Junho. Embora não seja uma praia muito extensa, apresenta um areal bastante amplo com um pontão.
Ver praia no mapa

Praia dos Pescadores (Praia Velha), Paço de Arcos
©Nuno Barreto | Youtube

Praia das Amoreiras, Santa Cruz

Também já na época balnear de 2020, a Praia das Amoreiras está preparada para receber os patudos, equipada com bebedouros e dispensadores de sacos. A Praia das Amoreiras está localizada junto ao miradouro de Santa Helena, no concelho de Torres Vedras. Uma praia bastante bonita, com um extenso areal, cujo acesso é feito por terra batida.
Ver praia no mapa

Praia das Amoreiras, Santa Cruz
©MouBernTV | Youtube

Praia do Porto da Areia Norte, Peniche

Esta praia, inaugurada em Agosto de 2016, foi a primeira zona balnear do país a permitir a permanência e circulação de cães. Localizada perto de Lisboa esta praia possui um areal com cerca de 80 metros de extensão, na marginal que leva ao Cabo Carvoeiro. Está equipada com dispensadores de sacos para recolha de dejetos, além da sinalética com todas as regras de uso do areal.
Ver praia no mapa

Praia do Porto da Areia Norte, Peniche
©Nuno Leitão | Youtube

Praia do Coral, Viana do Castelo

Inaugurada a junho 2017 como praia pet friendly esta praia possui um extenso areal e as águas são na generalidade calmas uma vez que se encontra entre dois pontões, e protegida pela barra do Rio Lima, podendo desfrutar de momentos divertidos com o seu patudo. A Praia do Coral, está localizada no interior do Porto de Viana do Castelo e é também conhecida como Praia do Aquário.
Ver praia no mapa

Praia do Coral, Viana do Castelo
©Amadeu Rosário | Google Maps

Praia Suave Mar, Esposende

Situada na zona Norte do concelho, em Esposende do distrito de Braga é mais uma praia que está aberta aos nossos amigos de 4 patas desde Julho de 2018.
A iniciativa parte do Plano Estratégico Municipal de Esposende para o Bem-Estar Animal criado pela Câmara Municipal. Esta prevê uma ambulância dedicada exclusivamente ao socorro dos cães e gatos assegurada pelos Bombeiros Voluntários de Fão.
Além de possuir um extenso areal e dos bons acessos, está inteiramente equipada com bebedouros e água potável e um circuito de limpeza.
Ver praia no mapa

Praia Suave Mar, Esposende
©Luis Nogueira Faria | Google Maps

Praia da Ramalha Sul, Esposende

Ainda no concelho de Esposende, a Praia da Ramalha Sul que juntamente com a Praia Suave Mar passou a permitir animais de companhia no areal desde Junho de 2018 no âmbito do Plano Estratégico Municipal de Esposende para o Bem-Estar Animal.
Ver praia no mapa

Praia da Ramalha Sul, Esposende
©Paula Barros | Google Maps

Matosinhos

Matosinhos também vai ter uma praia pet friendly, falta ainda saber onde vai funcionar. A decisão foi aprovada na reunião de Assembleia Municipal no dia 29 de junho, e pode ser uma praia ou uma parte dela.

Fique atento!

 

Praias que permitem cães (praias não concessionadas)

Nas praias não concessionadas e não vigiadas, em princípio os cães são permitidos, mesmo durante a época balnear, a menos que haja sinalética da Câmara Municipal que indique o contrário. Esta sinalética deverá estar homologada com um número de série e um edital legitimando tal proibição. As regras das praias concessionadas estendem-se às praias não concessionadas, sendo obrigatório o uso de trela e a limpeza de dejectos.

praias que permitem cães - cão na praia

Deixamos alguns exemplos de praias não concessionadas onde pode desfrutar de bons passeios e banhos refrescantes com o seu melhor amigo.

Praias não concessionadas Região Norte

 

Praias não concessionadas Região do Centro

Praias não concessionadas Região do Alentejo

 

Praias não concessionadas Região do Algarve

 

Praias não concessionadas Região dos Açores

Praia da Viola, Ribeira Grande ⇒ Ver praia no mapa

Regras nas praias que permitem cães

Primeiro que tudo importa esclarecer que mesmo com mais espaço é necessário cumprir as regras aplicáveis à permanência em espaços públicos dos nossos amigos de 4 patas, ou seja:

  • O uso de coleira ou peitoral e trela
  • Obrigatoriedade de recolha dos dejectos
  • Obrigatoriedade de se fazer acompanhar do respectivo Documento de Identificação do Animal de Companhia (DIAC) ou Passaporte do Animal de Companhia (PAC).
  • Não é permitida a utilização da praia por animais que se encontrem feridos ou doentes, em cio, grávidas, a amamentar, ninhadas em período de aleitamento
  • No caso dos cães de raça potencialmente perigosa ou animais perigosos, definidos em lei específica, é obrigatório o uso de açaime, além da trela curta (até 1 metro de cumprimento) fixa à coleira ou ao peitoral. Estes animais devem estar registados e licenciados, devendo os detentores fazer-se acompanhar do respectivo documento comprovativo.

O incumprimento destas regras e a presença de cães em praias concessionadas onde o mesmo seja proibido pode originar multas até 2500€. A autoridade responsável por esta fiscalização nas praias concessionadas é a Polícia Marítima.

As regras sobre a presença ou proibição de cães são estabelecidas pela entidade gestora nas praias concessionadas e pode ser consultado o edital da praia geralmente presente na sua entrada ou poderá aceder a esta informação nos Planos de Ordenamento da Orla Costeira  no site da Agência Portuguesa do Ambiente.

Os cães de assistência podem frequentar qualquer praia, sendo os três tipos de cães de assistência autorizados os cão-guia, treinado para auxiliar pessoas com deficiência visual, o cão para surdos (treinado para auxiliar pessoas com deficiência auditiva) e o cão de serviço (treinado para auxiliar pessoa com deficiência mental, orgânica ou motora).

 

As idas a praia, são uma óptima forma de partilhar momentos de diversão e descontracção com o seu patudo. Podem proporcionar uma oportunidade para fazer exercício e passar tempo ao ar livre, tanto para o cão como para o seu tutor. Não se esqueça de ter sempre água fresca à sua disposição. E desfrute destes momentos especiais.

O que levar consigo na ida à Praia com o seu cão:

 

Lembrando que, dado o atual contexto da pandemia por COVID-19, foi elaborado um manual de prevenção COVID19 com procedimentos a ter em consideração na utilização e ocupação das praias, respeitando a estratégia adotada no controle da pandemia e permitindo que todos possam utilizar estes espaços em segurança.

 

Perguntas frequentes sobre o seu cão e a praia

Posso levar o meu cão a praia?

Vai depender se a praia é ou não concessionada, se estamos na época balnear e se a entidade gestora assim o autoriza.

Nas maioria das praias concessionadas,  é proibida a permanência de cães durante a época balnear. Nas praias não concessionadas, em princípio, podem ser frequentadas por cães durante todo o ano, desde que não haja sinalética a indicar o contrário. Para confirmar, terá de ler o edital da praia em questão à entrada da mesma.

É benéfico ir a praia com o meu cão?

Sim. Mas antes deverá efectuar um check-up geral e verificar a vacinação e a desparasitação junto do seu veterinário.

É importante também evitar as horas de maior calor e ter disponível um local com sombra de forma a evitar golpes de calor. Ter sempre disponível água fresca

De salientar que a praia não é aconselhada a cães com menos de 4 meses de idade ou com problemas de saúde.

O que é a época balnear?

A época balnear corresponde ao período de tempo durante o qual vigora a obrigatoriedade de garantia da assistência aos banhistas. É anualmente fixada por Portaria. Dependendo da praia, normalmente coincide com o período entre 1 de Junho e 30 de Setembro.

Posso nadar com o meu cão?

Os banhos no mar têm vários benefícios, nomeadamente ao nível cardiovascular, ajuda a manter a baixa temperatura corporal, e é um bom exercício uma vez que trabalha todos os músculos do seu cão.

No entanto é preciso estar sempre atento às correntes marítimas ou ondulações fortes.

Não se esqueça que se molhar a coleira ectoparasitarios o seu efeito pode permanecer inactivo durante 48h.

Todos os cães sabem nadar?

Contrariamente ao que se pensa, nem todos os cães sabem nadar.  Ainda assim, todos conseguirão manter-se à tona de água, desde que não fiquem demasiado cansados.

O meu cão pode beber água salgada?

É importantíssimo evitar a ingestão de água salgada que pode provocar vómitos e diarreia.

Tenha sempre à disposição água própria para consumo para o manter hidratado e evitar que ele beba água do mar.

Que cuidados devo ter com o pêlo e a pele do meu cão durante a praia?

A água salgada não faz mal a pele do seu patudo, no entanto se ele passar muito tempo dentro de água, a pele e o pêlo pode ficar demasiado seco com a água salgada e provocar irritações cutâneas.

Quais são os sinais de sobreaquecimento?
  • Respiração rápida e ofegante
  • Vómitos e diarreia
  • Descoordenação
  • Perda de consciência
  • Corpo demasiado quente

Se o seu cão desenvolver algum destes sintomas, pode ser sinal de golpe de calor. Deverá arrefece-lo com toalhas molhadas e ir imediatamente ao veterinário.

Devo dar banho ao meu cão depois da praia?

Sim. É fundamental para remover a areia e a água salgada do mar. Cuidado especial com a limpeza dos olhos e nariz.

Verifique também as almofadinhas plantares, uma vez que areia quente pode provocar queimaduras plantares.

Não se esqueça de utilizar um shampoo com um pH ajustado à pele do seu cão.

 

 

Quer adicionar uma praia ou fazer uma correcção? Contacte-nos por email apoioaocliente@thepetmarket.pt 

3+

Sem comentários

    Deixar uma resposta